Categorias
Dicas Educação

Onde acho este assunto? 16 opções para professores e alunos

Nos dias de planejamento na escola ou de estudo em casa, é muito comum professores e alunos se perguntaram onde conseguir determinado material – seja um texto, vídeo, slide, jogo interativo, etc. – sobre certo assunto que precisam. Agora em tempos de isolamento social por conta do novo coronavírus e de aulas e tarefas escolares online, a necessidade é ainda maior.

Aqui vai um guia de sites úteis (GRATUITOS!) para conseguir material para aulas e estudos que elaborei e que pode ser utilizado por professores e alunos (especialmente do Ensino Fundamental Anos Finais e Médio). Está organizado pelos tipos de sites e tem um breve comentário sobre cada opção apresentada.

Portais de conteúdos e questões

1. Toda Matéria – Portal com conteúdos em texto e imagem organizados por matérias de todo Ensino Fundamental e Médio (menos Ensino Religioso), além de uma página especial sobre o ENEM com dicas e outras informações importantes. A maior parte dos textos é produzida por professores, o que garante um padrão mínimo de qualidade. É bem útil para resumos de assuntos.

2. Brasil Escola e UOL Vestibular – Dois sites que são ao mesmo tempo blogs de dicas e notícias sobre ENEM e vestibulares, como também permite navegar por temas (simulados, planos de aula, exercícios, etc.) e também sites específicos para cada disciplina (assim como o Toda Matéria) em que se pode fazer pesquisas. A maior parte do conteúdo é elaborada por professores – há textos e videoaulas e destaco que há material especifico para docentes, pais e alunos também.

3. Mundo Educação Bol – Outro portal ligado a UOL que organiza conteúdos e exercícios por disciplina. Há também notícias e atualidades, além de páginas específicas de exercícios para cada disciplina e assunto.

4. Infoescola – Portal que segue a mesma lógica que os anteriores, mas tem um menu mais bem organizado sobre os temas. Por exemplo, dentro de cada disciplina há um sublista com todos os assuntos dela que o site possui. Além disso, tem uma página específica só de exercícios organizas por assunto. Um outro destaque é que tem páginas para temas que atravessam várias disciplinas ao mesmo tempo como sexualidade, drogas, economia, sociedade, etc.

5. Estudo Prático – Portal que organiza conteúdos e curiosidades em textos e imagens por disciplinas, tem textos relativamente curtos, mas bem ilustrados. O site como um todo tem um visual agradável, é útil para pesquisar resumos básicos sobre determinada matéria.

6. Guia do Estudante Abril – Um portal feito pela editora para abrigar conteúdos educacionais. A parte gratuita dá acesso a um blog sempre atualizado com dicas de outros sites educacionais, estratégias de estudo, questões do ENEM, cursos universitários e carreiras, entre outros.

Enciclopédias

7. Wikipédia – Uma velha conhecida de estudantes e professores, mas geralmente subutilizada. Nem todo mundo explora os portais (clique e veja) dentro da Wikipédia, há páginas específicas com um mundo de imagens, livros, calendários temáticos, linhas do tempo. Por exemplo, há portais sobre tecnologia, geografia, ciências e saúde, história, entre outros.

8. Escola Britannica MEC – A famosa enciclopédia em versão online, há espaço para pesquisas de verbetes, atlas, dicionário, videoteca, jogos, etc. Nela é possível navegar em páginas temáticas de cada disciplina e é uma das poucas que tem um espaço específico dedicado a Religião.

9. Enciclopédia Itaú Cultural – Ela aborda especificamente o mundo das artes (artes visuais, cinema, música, dança, literatura e teatro). Ela tem verbetes sobre os mais diversos assuntos e ainda notícias, curiosidade sobre obras, exposições e outras temáticas.

10. Enciclopédia Latino-americana – Uma enciclopédia organizada pela Editora Boitempo para tratar da América Latina (história, cultura, geografia, gastronomia, ciência e tecnologia, entre outros temas). Permite uma pesquisa geral, e também um passeio por mapas, estatísticas, países e pessoas.

Vídeos, imagens, slides e planos de aula

11. Youtube Edu – Quase todo mundo já usou o Youtube para aprender sobre algo, seja como abrir um pote de azeitona ou resolver um desafio de matemática, mas pouca gente sabe que há dentro da plataforma uma página só para aulas. Basicamente esse espaço reúne vídeos feitos por inúmeros canais educacionais de todas as disciplinas. Há playlists organizadas por ano letivo do Fundamental Anos Finais (6º, 7º, 8º e 9º ano) e também do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª série). É uma dica valiosa para quem quer perder tempo e ir direto no que está procurando!

12. Slideshare – Portal de slides que reúne material enviado pelos usuários, nele há milhões de opções acessíveis através de pesquisa. Quando você procura um assunto ou palavra aparecem centenas de opções, cabe a você escolher o que é mais útil. Uma única desvantagem do Slideshare é que não é tão simples baixar o slide para seu computador ou telefone, mas é fácil ver na página de qualquer dispositivo.

13. Slides da Secretaria de Educação de Pernambuco – É um acervo de fácil acesso em que você pode baixar slides de aulas para todas as disciplinas organizado por ano letivo. É muito útil, especialmente para professores!

14. Biblioteca Digital Mundial – Instituição ligada a ONU e que disponibiliza milhões de textos, imagens, sons e vídeos sobre 193 países no período entre a Pré-História e o presente. Reuni material online guardado em instituições do mundo todo. Tem linhas cronológicas e mapas interativos muito bem produzidos. É útil para achar documentos, mapas, vídeos, fotografias, etc. para serem utilizadas em aula ou para trabalhos escolares.

15. Google Acadêmico – Se você quer pesquisas mais avançadas sobre determinado tema, melhor que o Google é o Google Acadêmico um espaço que acessa revistas, artigos e pesquisadores sobre os mais variados assuntos das ciências humanas, exatas, biológicas, etc. Vale quando se quer um aprofundamento em algum tema de interesse.

16. Portal do Professor MEC – Site do Ministério da Educação que abriga planos de aula, materiais de estudo, informações sobre experiências, cursos, links para sites específicos. É um conteúdo mais indicado para professores em busca de conteúdo e ideias para aulas, bem como, novos sites educacionais – por exemplo, esse sobre vida e obra de Machado de Assis.



Por João Gilberto Saraiva

Corredor, escritor, professor, doutor. Pés no chão, cabeça no mundo.
#História #Literatura #Ensino #Tecnologia
Twitter/Facebook/Instagram/Linkedin = joaogilberto0

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s